FAQ


PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


1- Existe legislação específica para os cursos de Teologia no Brasil?
Sim. Existem vários pareceres emitidos pelo CES – Conselho de Ensino Superior - do MEC, que regulam o ensino da Teologia no Brasil. Dentre eles os pareceres 241/99 e o parecer 063/04. 
 
Dentre as resoluções tomadas no parecer 241/99 do MEC a comissão que analisou a questão, resolveu dentre outras coisas que: “ os cursos de bacharelado em Teologia sejam de composição curricular livre, a critério de cada instituição, podendo obedecer a diferentes tradições religiosas”.

2- Cursos a distância têm credibilidade. Existem leis que regulam cursos a distância no Brasil?
Recentemente o presidente Luís Inácio Lula da Silva, sancionou uma lei específica sobre os cursos de tecnólogo, feitos a distância e num período de no mínimo dois anos, dando a esses cursos o status de curso superior. 
 
Percebe-se que inúmeras instituições brasileiras, inclusive as grandes universidades federais, estão aderindo aos programas de curso a distância, não só com formação de tecnólogo (dois anos), como também cursos superiores feitos em tempo normal. 
 
Há uma abertura maior por parte das pessoas aos cursos a distância, na medida que se percebe que o conhecimento é uma questão de “gosto pessoal” e de amor a ele, estude o agente numa instituição reconhecidamente grande ou não. Tem se percebido que o objeto de maior valor é “conhecimento adquirido” e não a instituição em si, ou se o método utilizado é EAD – Ensino a Distância - ou não, muito embora não possamos desprezar o valor de qualquer instituição de ensino. 
 
Há também um artigo específico que regula e autoriza os cursos a distância, o artigo 80 da LDB – Lei de diretrizes e bases ( lei nº 9.394).

A cada dia um maior número de pessoas adere a EAD. Já se oferece cursos de Administração de empresas, Marketing, Pedagogia e inúmeros outros cursos, nas mais diversas áreas. 
 
As mais importantes universidades do mundo já fazem uso de Educação a Distância (EAD) mediada por computador. Dentre elas a Universidade de Harvard, Michigan, Indiana, Oxford e inúmeras outras no mundo inteiro. 
 
O ensino a distância é o setor educacional que mais cresce no mundo devido ao advento das novas tecnologias de comunicação.

3- Quem pode fazer os cursos da FATEPE?
Qualquer um que queira obter o título de Bacharel em Teologia, se especializar ou habilitar-se no conhecimento Bíblico e Teológico, Filosófico ou Ministerial, Líderes cristãos em geral, Professores de E.B.D, Pastores, Obreiros de qualquer ministério, pois o curso é interdenominacional, Evangelistas, Presbíteros, Diáconos, Líderes que já estejam pastoreando, pessoas que têm interesse na docência de ensino teológico em faculdades teológicas e afins, escritores ou aqueles que se interessam por ler ou produzir literatura cristã, etc.

4- O curso é ligado a alguma denominação cristã?
Somos de orientação protestante evangélica, mas com uma visão interdenominacional. Estudamos a Bíblia e sua correta interpretação exegética de acordo com as línguas originais em que foi escrita e de outros critérios como: historicidade e a aplicação da correta gramática. 
 
Não abonamos, nem toleramos “interpretações particulares das escrituras sagradas”, pois cremos categoricamente que “a Bíblia interpreta-se a si mesma”, através dos critérios citados acima e sem dúvida com o auxílio indispensável da terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo.

5- Como posso me matricular agora?
Basta entrar em contato com a FATEPE pelo e-mail: fatepe12@hotmail.com e seguir todas as instruções. Nosso sistema é simples e seguro. 
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...